1º intercâmbio Kaunas, Lituânia (11-16 de março 2012)

A galeria de fotos está vazia.

Impressões de alunos e professores sobre o intercâmbio em Kaunas (LT)

Data: 09-05-2012

De: Artigo das alunas participantes

Assunto: .

Primeiro Intercâmbio em Kaunas (Lituânia)
(12-16 Março de 2012)
O Comenius é um programa que se foca em todos os níveis escolares, desde a pré-escola e primário até ao secundário. Deste modo, é pertinente para todos os que fazem parte da educação escolar: alunos e professores, autoridades locais, representantes de associações de pais, organizações não-governamentais, institutos de formação de professores e universidades.
Assim, este programa da União Europeia visa ajudar os jovens e os docentes a compreenderem melhor as vastas culturas europeias, línguas e valores. Além disso, ainda auxilia os jovens a aumentarem as habilidades e competências necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, emprego, futuro e para o correto exercício da cidadania.
Este é um projeto do Comenius/eTwinning com duração de dois anos, orientado para a ação de aprender. Os alunos deverão pegar nas suas câmaras e explorar o mundo em seu redor, a fim de procurar ligações entre os conteúdos de aprendizagem abordados nas suas aulas e da realidade circundante. A fotografia torna-se, assim, um instrumento de apoio ao processo de aprendizagem.
O Projeto P&P, “Fotografia, um Instrumento Pedagógico” conta com a participação de sete escolas do ensino secundário: Sátão (Portugal), Mataró (Espanha), Boiano (Itália), Kaunas (Lituânia), Plock (Polónia), Blatna (República Checa) e Ancara (Turquia). A nossa escola, a Escola Secundária Frei Rosa Viterbo é, pois, parte integrante deste projeto.
De 12 a 16 de Março de 2012, decorreu o primeiro intercâmbio de alunos e professores, em Kaunas, na Lituânia. Neste intercâmbio participaram as alunas Mariana Santos, do 10.ºD, Ana Margarida Almeida, Ana Mafalda Feliciano e Filipa Machado, do 11.ºD, e as professoras Maria Piedade Silva, Elisabete Almeida e Ana Cristina Esteves.
Nós(os alunos), e os professores fomos recebidos numa cerimónia de boas vindas, que contou com a participação de alunos da escola anfitriã, que nos prendaram com atuações (canções, poesia, danças) magníficas. Na cerimónia, estiveram presentes também o diretor da escola e uma deputada em representação do ministério da educação.
Após o delicioso almoço, no refeitório da escola, os alunos dos vários países fizeram as apresentações que haviam preparado sobre o seu país e escola. Este momento foi muito útil no sentido em que adquirimos um maior conhecimento sobre outros países, nomeadamente as suas culturas e o funcionamento das suas escolas.
Terça-Feira tivemos a oportunidade de participar numa aula de Inglês, onde nos foram apresentados vários powerpoints sobre o ambiente e causas da sua degradação, e, também, numa aula de arte, onde nos foi pedido um desenho que expressasse a nossa primeira impressão da escola. Assim, tivemos a possibilidade de contemplar as diferenças e as similaridades para com o nosso sistema de ensino. É de relevo dizer que a impressão que guardamos dos alunos lituanos é a de serem muito aplicados, estudiosos, disciplinados e talentosos.
Seguidamente deslocámo-nos até ao pavilhão escolar para uma aula prática. Aí fomos divididos por equipas e praticámos vários desportos, acabando por ficar em segundo lugar na competição. Depois do almoço, na cantina escolar, voltámos a ser divididos em grupos para aprendermos mais sobre a língua dos diversos países, tendo-nos sido depois lançado o desafio de saber três palavras em cada uma dessas línguas: “obrigada”, “por favor” e “desculpe”.
A meio da semana, dia 14 de Março, fomos de autocarro visitar a capital, Vilnius, uma viagem que durou pouco mais de uma hora. Quando chegámos ao nosso destino visitámos um castelo, o que nos deu oportunidade de apreciar uma bela vista sobre a cidade. Posteriormente, almoçámos numa pizaria com os nossos parceiros lituanos e com os alunos espanhóis. Durante a tarde visitamos a parte mais antiga da cidade e um castelo. Na viagem de regresso divertimo-nos bastante ao conviver com os nossos colegas.
No dia 15 de Março, a gelada manhã (para não variar) começou com a realização de um questionário sobre os vários países; assim, discutimos as respostas e aprendemos mais algum vocabulário.
A tarde foi também muito interessante. As nossas parceiras levaram-nos a uma visita pelas ruas antigas de Kaunas, onde tivemos a oportunidade de apreciar a beleza arquitetónica, as lojas tradicionais, o Castelo. Ainda saboreámos um agradável sushi!
Posteriormente regressámos à escola, onde se deu a festa disco. Nesta festa, tivemos a oportunidade de nos conhecermos melhor, assim como de partilharmos opiniões sobre os nossos géneros musicais favoritos.
Quando já se fazia noite, o fantástico grupo foi para o centro comercial Akropolis. Esta viria a ser a última noite que estaríamos todos reunidos, já que, no dia seguinte, os espanhóis, os checos, os polacos e os turcos regressariam aos respetivos países. Já no centro comercial, dirigimo-nos todos para o bowling. Aí, jogámos, rimos, reforçámos os laços de amizade. Foi um momento delicioso. Menos delicioso foi o que se seguiu. Chegara a hora de nos despedirmos dos nossos companheiros. Não foi despedir, mas antes dizer um “até já!”
Sexta-feira. O último dia. O cansaço já se fazia a sentir. Não bem cansaço, contudo talvez uma pequena fadiga física. Após uma semana tão cheia, menos não seria de esperar. Porém, “quem corre por gosto, não cansa!”.
Neste dia, foi-nos dado um free time, ou seja, pudemos, de facto, fazer o que quiséssemos, pois não havia nada programado. De manhã, encontrámo-nos com as nossas parceiras e seguimos rumo ao derradeiro dia. Iria ser mais fantástico do que esperávamos. Fomos conduzidos para um lugar que, certamente, não iremos esquecer. Era uma espécie de praia fluvial. Até aqui, tudo normal. Todavia, ao pisarmos a areia, deparámo-nos com a água, aliás, com o gelo! A água encontrava-se congelada, devido às baixas temperaturas dos últimos dias. Foi simplesmente fabuloso e ficámos maravilhadas com aquele fenómeno, para nós, raro, único.
Pensamos que ficámos todos mais enriquecidos após este intercâmbio. As impressões e recordações que guardaremos da Lituânia serão sempre as de um país amável, generoso, honesto, respeitoso, grande adepto do basquetebol, patriótico e, sobretudo, muito atencioso. As famílias de acolhimento fizeram o seu melhor no sentido de nos sentirmos em casa. Esta foi uma experiência memorável e muito positiva, uma vez que nos ajudou a desenvolver as nossas capacidades na língua inglesa, mas, acima de tudo, permitiu-nos contactar de perto com outra realidade totalmente diferente daquela a que estamos acostumados.
Deste modo, os objetivos a que o Comenius se propõe, de melhorar e aumentar a mobilidade de alunos e de pessoal docente em toda a União Europeia, de ampliar as parcerias entre escolas em diferentes Estados-Membros, de incentivar a aprendizagem de línguas, de promover conteúdos baseados nas Tecnologias da Informação e Comunicação, inovadores, e de motivar a utilização de melhores técnicas e práticas de ensino, foram, sem qualquer resto de dúvida, superados.


Ana Mafalda Feliciano, Ana Margarida Almeida, Filipa Machado, 11.ºD e Mariana Santos, 10.ºD

Data: 28-03-2012

De: Avaliação 1º intercâmbio

Assunto: Relatório redigido pela escola Lituana

The evaluation is based on the answers of 22 pupils (the participants of this meeting) from 6 countries: Spain, Italy, Portugal, Turkey, Czech Rep. and Poland.

1. What did you learn about the Lithuanian culture and lifestyle during the period of your stay in his/her home?

The pupils – participants of this project meeting - think that Lithuanian people are kind, nice, respectful, honest, generous, friendly, tidy, funny, and attentive; they tried to be like family. Everyone can be a friend in spite of the different culture.
Lithuanian people follow the world’s news. They love sports very much and they are crazy about basketball; basketball is more popular than football.
The pupils learnt about Lithuanian school system, they think that the Lithuanian pupils study much, many people can talk Russian.
Lithuanians eat much and whenever they want, they eat many potatoes, many vegetables, food is delicious.
In some places the pupils had to take off their shoes and this fact was very interesting to them.



2. Did this experience help you improve your communication skills in the foreign language? Explain how it did or why it did not.

The pupils think that the meeting itself and living in the families helped them to improve their communication skills, pronunciation, enriched the vocabulary, because at first it was difficult for some of them to speak English, they had to use gestures. But they had to speak English all the time and Lithuanian pupils helped them a lot.



3. How relevant was the programme of this meeting to the development of our project “Photography as a Pedagogical Tool? Evaluate from 1 to 10.

The meeting was relevant, 9.

Some pupils think, that the program was important, the meeting was nice, as they met many new people, made friends with the pupils from other countries, “learnt a lot of things about new cultures”.

Some pupils did not express themselves very clearly, maybe because they did not know the words.



4. What did you like most about this exchange and why? Evaluate the exchange from 1 to 10.

The pupils liked the trip to the capital of Lithuania – Vilnius and the ancient town Trakai (architecture, museum, and people). They liked to meet new people, culture.
They enjoyed free time, sports competitions, life in the families, hospitality, the organization of the meeting, sightseeing.

Evaluation 9 / 10.







5. What would you add or change to the programme of this exchange? Why?

Most pupils decided that everything was perfect, but some would like to have more activities or workshops, more trips, more time to stay together. Some pupils would like such project meetings to be longer, “not only 5 days”.




6. Write an essay
a) highlighting the most relevant activities, the materials, the organisation of the exchange, contents covered and your stay at your host family
b) giving your personal opinion on that experience. (Write on the back of the sheet, please)

Most pupils did not write an essay, maybe it was too difficult for them. I want to quote some opinions:
“I think that this experience in Lithuania was just perfect. I will always remember this country and the beautiful people”. (Portugal)

“I think that the family is very friendly, so I feel good with them”. (Italy)

“I think that all have been good. I did not have problems and I liked very much the family I stayed with” (Italy)

“That experience was really great!” (Poland)

“I want to stay more days in Lithuania” (Spain)

Data: 23-03-2012

De: Maria Silva

Assunto: Impressões da coordenadora do projeto

Descrição da realização da atividade
Conforme planificado na reunião realizada em Novembro de 2011 na escola coordenadora em Mataró (PT), decorreu o primeiro intercâmbio de alunos e professores de 11 a 16 de março de 2012 em Kaunas na Lituânia. Neste intercâmbio participaram a Mariana Santos do 10ºD, a Ana Margarida Almeida, a Ana Mafalda Feliciano e a Filipa Machado do 11ºD, as professoras Elisabete Almeida e Ana Cristina Esteves. Para além de se terem operacionalizado as actividades planificadas na última reunião de coordenadores, para cumprimento dos compromissos assumidos na candidatura, foram realizados trabalhos de coordenação do projeto na plataforma do projecto eTwinning e foram agendadas as atividades e produtos finais a criar até ao próximo intercâmbio que terá lugar em Plock na Polónia de 4 a 8 de junho de 2012 e alguns para o intercâmbio a realizar em Portugal.
Os alunos e os professores foram recebidos numa cerimónia de boas vindas animada por alunos da escola anfitriã que nos prendou com atuações (cantares, poesia, dança de salão) sublimes. Na cerimónia, estiveram presentes, além dos alunos e professores envolvidos no projeto, o diretor da escola, uma deputada em representação do ministério da educação . Os alunos dos vários países fizeram as apresentações que preparam sobre os seus países e suas escolas.
Neste intercâmbio, fez-se a disseminação, sob a forma de uma exposição fotográfica”, dos resultados da atividade “Feelings” realizada em todas as escolas parceiras.
Nas reuniões de coordenadores ficou acordado:
- As escolas prepararão e publicarão até 20 de abril um questionário de 10 questões com resposta múltipla sobre os seus países e um PPT de 10 slides para que a nossa escola prepare um Peddypaper a realizar durante o intercâmbio em Portugal.
- A escola espanhola redigirá a letra para o hino do projeto e após a sua publicação, cada país preparará uma tradução do refrão para ser ensaiado numa das atividades dos alunos em equipas multilingues;
- A escola checa, que recolheu o resultado do trabalho dos alunos, criará o dicionário multilingue;
- A escola turca ficou responsável pela publicação das instruções da atividade “Gestures” que as escolas parceiras realizarão nas suas escolas. Para o intercâmbio da Polónia cada escola levará 10 fotos (10x15).
- A escola espanhola entregará o calendário de parede no Intercâmbio de Junho com as fotos criadas no âmbito da atividade “PhotoMaths” que contará com a participação de alunos portugueses em visita a Barcelona de 11 a 13 de junho de 2012.
- A escola lituana redigirá o relatório de avaliação do 1º intercâmbio a partir das respostas aos questionários de avaliação preenchidos por alunos e professores participantes. O mesmo será publicado no Twinspace para discussão coletiva.
Aspectos positivos:
1- O trabalho colaborativo entre os coordenadores e professores participantes;
2- A organização do intercâmbio que passou pelo envolvimento de uma equipa de professores e da vice-directora da escola que esteve presente em todas as atividades.
3-a hospitalidade dos nossos parceiros de Kaunas que tudo fizeram para que os professores tivessem as condições necessárias para realizarem o seu trabalho. Cada grupo de alunos e professores tido o apoio de um professor e um aluno lituanos
4- A cerimónia de boas vinda com atuações espectaculares por alunos com um incrível talento e as excelentes condições de acústica e técnicas oferecidas.
5- O cumprimento integral dos objectivos para esta reunião para o qual foi importante a disponibilidade para a negociação por parte de todos parceiros
6- Disseminação das atividades realizadas nas nossas escolas no âmbito do projecto através da exposição “Feelings”.
Aspetos negativos:
- Devido ao facto de os alunos só terem aulas até às 14h30, não houve tempo para o sarau intercultural, pelo que os alunos não tiveram oportunidade de mostrar o que tinham preparado.
- Alguns custos que deveriam ter sido suportados pelas famílias mas que foram compensados pelo não pagamento do autocarro na visita de estudo a Vilnius no dia 14 de março.
O que mais me impressionou:
- A disciplina na escola. Os alunos circulavam ordeiramente e silenciosamente no corredores e nas aulas revelaram ter sentido de estar.
- A organização da escola é muito eficiente, qualquer problema que surgiu foi prontamente resolvido pela própria vice-diretora que nos acompanhou sempre.
- O respeito pelas regras. Ninguém atravessava a estrada enquanto o sinal para os peões não estivesse verde, mesmo que não se visse qualquer carro.
- A gastronomia lituana. Apesar de a confeção ser completamente diferente, os vários pratos tradicionais que tive a oportunidade de experimentar eram deliciosos porque muito bem temperados, se bem que pouco recomendável para quem queira manter a linha.

Novo comentário