Data: 09-07-2012

De: Artigo

Assunto: Artigo "2º intercâmbio de alunos e professores em Plock, Junho de 2012

O projeto comenius é uma iniciativa fantástica que proporciona aos alunos uma forma diferente de conhecer novas pessoas, sociedades, culturas, países e valores. Desta forma a exploração e descoberta do munda alia-se à aprendizagem ao trabalho e ao meio escolar de uma forma única para os jovens.
Neste segundo intercâmbio em Plock, na Polónia, os participantes da escola Portuguesa foram a Ana Rita, a Inês Nunes e a Mariana Cunha do 10ºB e o José Eduardo do 10ºC. Logo no início, os alunos da escola organizadora presentearam-nos com um espetáculo encantador, onde a música e uma peça de teatro foram os elementos mais atrativos da receção. De seguida, realizaram-se as apresentações, que nos permitiram conhecer as origens dos nossos colegas europeus.
Durante a nossa estadia também realizámos diversas viagens. Visitámos Varsóvia, a capital da Polónia que viveu períodos atribulados no século passado devido à invasão nazi durante a Segunda Guerra Mundial e à opressão e regime totalitário submetido pela união soviética. Esta cidade belíssima e rica em história possui diversos monumentos e uma vista deslumbrante. Também visitámos Toruń, a cidade natal do famoso matemático e astrónomo, Nicolau Copérnico. Distingue-se pelo estilo arquitetónico gótico, o que evidencia que Toruń é uma cidade medieval. A última cidade por nós visitada foi Sierpc, onde observámos um peculiar museu ao ar livre. Aí fotografámos as habitações e o vestuário características do século dezanove e início do século vinte.
Durante a nossa estadia, os parceiros que nos acolheram mostraram-se preocupados com o nosso bem estar e incansáveis em assegurar a nossa segurança e conforto.
Com esta ida à Polonia todos nós vivemos momentos inesquecíveis que marcaram as nossas vidas. Foi uma viagem cheia de peripécias e bons momentos, extremamente produtiva e enriquecedora para cada um de nós. Durante uma intensa semana conhecemos alunos e professores de outros países, com hábitos e estilos de vida completamente diferentes dos nossos, o que contribuiu para conhecermos novas realidades e culturas. A interação estabelecida com os outros jovens com recurso a uma língua diferente da nossa permitiu-nos enriquecer a nossa comunicação. Partilhámos experiências, conhecimentos, sorrisos, gargalhadas, músicas e até comida! E foi essa partilha, sentida e vivida por todos, que permitiu o sentimento de amizade e carinho que ficou, certamente, aprisionado em todos nós!
(Mariana Cunha, Ana Rita Correia, Inês Silva e José Eduardo Sousa)


Novo comentário