Data: 09-05-2012

De: Artigo das alunas participantes

Assunto: .

Primeiro Intercâmbio em Kaunas (Lituânia)
(12-16 Março de 2012)
O Comenius é um programa que se foca em todos os níveis escolares, desde a pré-escola e primário até ao secundário. Deste modo, é pertinente para todos os que fazem parte da educação escolar: alunos e professores, autoridades locais, representantes de associações de pais, organizações não-governamentais, institutos de formação de professores e universidades.
Assim, este programa da União Europeia visa ajudar os jovens e os docentes a compreenderem melhor as vastas culturas europeias, línguas e valores. Além disso, ainda auxilia os jovens a aumentarem as habilidades e competências necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, emprego, futuro e para o correto exercício da cidadania.
Este é um projeto do Comenius/eTwinning com duração de dois anos, orientado para a ação de aprender. Os alunos deverão pegar nas suas câmaras e explorar o mundo em seu redor, a fim de procurar ligações entre os conteúdos de aprendizagem abordados nas suas aulas e da realidade circundante. A fotografia torna-se, assim, um instrumento de apoio ao processo de aprendizagem.
O Projeto P&P, “Fotografia, um Instrumento Pedagógico” conta com a participação de sete escolas do ensino secundário: Sátão (Portugal), Mataró (Espanha), Boiano (Itália), Kaunas (Lituânia), Plock (Polónia), Blatna (República Checa) e Ancara (Turquia). A nossa escola, a Escola Secundária Frei Rosa Viterbo é, pois, parte integrante deste projeto.
De 12 a 16 de Março de 2012, decorreu o primeiro intercâmbio de alunos e professores, em Kaunas, na Lituânia. Neste intercâmbio participaram as alunas Mariana Santos, do 10.ºD, Ana Margarida Almeida, Ana Mafalda Feliciano e Filipa Machado, do 11.ºD, e as professoras Maria Piedade Silva, Elisabete Almeida e Ana Cristina Esteves.
Nós(os alunos), e os professores fomos recebidos numa cerimónia de boas vindas, que contou com a participação de alunos da escola anfitriã, que nos prendaram com atuações (canções, poesia, danças) magníficas. Na cerimónia, estiveram presentes também o diretor da escola e uma deputada em representação do ministério da educação.
Após o delicioso almoço, no refeitório da escola, os alunos dos vários países fizeram as apresentações que haviam preparado sobre o seu país e escola. Este momento foi muito útil no sentido em que adquirimos um maior conhecimento sobre outros países, nomeadamente as suas culturas e o funcionamento das suas escolas.
Terça-Feira tivemos a oportunidade de participar numa aula de Inglês, onde nos foram apresentados vários powerpoints sobre o ambiente e causas da sua degradação, e, também, numa aula de arte, onde nos foi pedido um desenho que expressasse a nossa primeira impressão da escola. Assim, tivemos a possibilidade de contemplar as diferenças e as similaridades para com o nosso sistema de ensino. É de relevo dizer que a impressão que guardamos dos alunos lituanos é a de serem muito aplicados, estudiosos, disciplinados e talentosos.
Seguidamente deslocámo-nos até ao pavilhão escolar para uma aula prática. Aí fomos divididos por equipas e praticámos vários desportos, acabando por ficar em segundo lugar na competição. Depois do almoço, na cantina escolar, voltámos a ser divididos em grupos para aprendermos mais sobre a língua dos diversos países, tendo-nos sido depois lançado o desafio de saber três palavras em cada uma dessas línguas: “obrigada”, “por favor” e “desculpe”.
A meio da semana, dia 14 de Março, fomos de autocarro visitar a capital, Vilnius, uma viagem que durou pouco mais de uma hora. Quando chegámos ao nosso destino visitámos um castelo, o que nos deu oportunidade de apreciar uma bela vista sobre a cidade. Posteriormente, almoçámos numa pizaria com os nossos parceiros lituanos e com os alunos espanhóis. Durante a tarde visitamos a parte mais antiga da cidade e um castelo. Na viagem de regresso divertimo-nos bastante ao conviver com os nossos colegas.
No dia 15 de Março, a gelada manhã (para não variar) começou com a realização de um questionário sobre os vários países; assim, discutimos as respostas e aprendemos mais algum vocabulário.
A tarde foi também muito interessante. As nossas parceiras levaram-nos a uma visita pelas ruas antigas de Kaunas, onde tivemos a oportunidade de apreciar a beleza arquitetónica, as lojas tradicionais, o Castelo. Ainda saboreámos um agradável sushi!
Posteriormente regressámos à escola, onde se deu a festa disco. Nesta festa, tivemos a oportunidade de nos conhecermos melhor, assim como de partilharmos opiniões sobre os nossos géneros musicais favoritos.
Quando já se fazia noite, o fantástico grupo foi para o centro comercial Akropolis. Esta viria a ser a última noite que estaríamos todos reunidos, já que, no dia seguinte, os espanhóis, os checos, os polacos e os turcos regressariam aos respetivos países. Já no centro comercial, dirigimo-nos todos para o bowling. Aí, jogámos, rimos, reforçámos os laços de amizade. Foi um momento delicioso. Menos delicioso foi o que se seguiu. Chegara a hora de nos despedirmos dos nossos companheiros. Não foi despedir, mas antes dizer um “até já!”
Sexta-feira. O último dia. O cansaço já se fazia a sentir. Não bem cansaço, contudo talvez uma pequena fadiga física. Após uma semana tão cheia, menos não seria de esperar. Porém, “quem corre por gosto, não cansa!”.
Neste dia, foi-nos dado um free time, ou seja, pudemos, de facto, fazer o que quiséssemos, pois não havia nada programado. De manhã, encontrámo-nos com as nossas parceiras e seguimos rumo ao derradeiro dia. Iria ser mais fantástico do que esperávamos. Fomos conduzidos para um lugar que, certamente, não iremos esquecer. Era uma espécie de praia fluvial. Até aqui, tudo normal. Todavia, ao pisarmos a areia, deparámo-nos com a água, aliás, com o gelo! A água encontrava-se congelada, devido às baixas temperaturas dos últimos dias. Foi simplesmente fabuloso e ficámos maravilhadas com aquele fenómeno, para nós, raro, único.
Pensamos que ficámos todos mais enriquecidos após este intercâmbio. As impressões e recordações que guardaremos da Lituânia serão sempre as de um país amável, generoso, honesto, respeitoso, grande adepto do basquetebol, patriótico e, sobretudo, muito atencioso. As famílias de acolhimento fizeram o seu melhor no sentido de nos sentirmos em casa. Esta foi uma experiência memorável e muito positiva, uma vez que nos ajudou a desenvolver as nossas capacidades na língua inglesa, mas, acima de tudo, permitiu-nos contactar de perto com outra realidade totalmente diferente daquela a que estamos acostumados.
Deste modo, os objetivos a que o Comenius se propõe, de melhorar e aumentar a mobilidade de alunos e de pessoal docente em toda a União Europeia, de ampliar as parcerias entre escolas em diferentes Estados-Membros, de incentivar a aprendizagem de línguas, de promover conteúdos baseados nas Tecnologias da Informação e Comunicação, inovadores, e de motivar a utilização de melhores técnicas e práticas de ensino, foram, sem qualquer resto de dúvida, superados.


Ana Mafalda Feliciano, Ana Margarida Almeida, Filipa Machado, 11.ºD e Mariana Santos, 10.ºD

Novo comentário