Data: 23-03-2012

De: Maria Silva

Assunto: Impressões da coordenadora do projeto

Descrição da realização da atividade
Conforme planificado na reunião realizada em Novembro de 2011 na escola coordenadora em Mataró (PT), decorreu o primeiro intercâmbio de alunos e professores de 11 a 16 de março de 2012 em Kaunas na Lituânia. Neste intercâmbio participaram a Mariana Santos do 10ºD, a Ana Margarida Almeida, a Ana Mafalda Feliciano e a Filipa Machado do 11ºD, as professoras Elisabete Almeida e Ana Cristina Esteves. Para além de se terem operacionalizado as actividades planificadas na última reunião de coordenadores, para cumprimento dos compromissos assumidos na candidatura, foram realizados trabalhos de coordenação do projeto na plataforma do projecto eTwinning e foram agendadas as atividades e produtos finais a criar até ao próximo intercâmbio que terá lugar em Plock na Polónia de 4 a 8 de junho de 2012 e alguns para o intercâmbio a realizar em Portugal.
Os alunos e os professores foram recebidos numa cerimónia de boas vindas animada por alunos da escola anfitriã que nos prendou com atuações (cantares, poesia, dança de salão) sublimes. Na cerimónia, estiveram presentes, além dos alunos e professores envolvidos no projeto, o diretor da escola, uma deputada em representação do ministério da educação . Os alunos dos vários países fizeram as apresentações que preparam sobre os seus países e suas escolas.
Neste intercâmbio, fez-se a disseminação, sob a forma de uma exposição fotográfica”, dos resultados da atividade “Feelings” realizada em todas as escolas parceiras.
Nas reuniões de coordenadores ficou acordado:
- As escolas prepararão e publicarão até 20 de abril um questionário de 10 questões com resposta múltipla sobre os seus países e um PPT de 10 slides para que a nossa escola prepare um Peddypaper a realizar durante o intercâmbio em Portugal.
- A escola espanhola redigirá a letra para o hino do projeto e após a sua publicação, cada país preparará uma tradução do refrão para ser ensaiado numa das atividades dos alunos em equipas multilingues;
- A escola checa, que recolheu o resultado do trabalho dos alunos, criará o dicionário multilingue;
- A escola turca ficou responsável pela publicação das instruções da atividade “Gestures” que as escolas parceiras realizarão nas suas escolas. Para o intercâmbio da Polónia cada escola levará 10 fotos (10x15).
- A escola espanhola entregará o calendário de parede no Intercâmbio de Junho com as fotos criadas no âmbito da atividade “PhotoMaths” que contará com a participação de alunos portugueses em visita a Barcelona de 11 a 13 de junho de 2012.
- A escola lituana redigirá o relatório de avaliação do 1º intercâmbio a partir das respostas aos questionários de avaliação preenchidos por alunos e professores participantes. O mesmo será publicado no Twinspace para discussão coletiva.
Aspectos positivos:
1- O trabalho colaborativo entre os coordenadores e professores participantes;
2- A organização do intercâmbio que passou pelo envolvimento de uma equipa de professores e da vice-directora da escola que esteve presente em todas as atividades.
3-a hospitalidade dos nossos parceiros de Kaunas que tudo fizeram para que os professores tivessem as condições necessárias para realizarem o seu trabalho. Cada grupo de alunos e professores tido o apoio de um professor e um aluno lituanos
4- A cerimónia de boas vinda com atuações espectaculares por alunos com um incrível talento e as excelentes condições de acústica e técnicas oferecidas.
5- O cumprimento integral dos objectivos para esta reunião para o qual foi importante a disponibilidade para a negociação por parte de todos parceiros
6- Disseminação das atividades realizadas nas nossas escolas no âmbito do projecto através da exposição “Feelings”.
Aspetos negativos:
- Devido ao facto de os alunos só terem aulas até às 14h30, não houve tempo para o sarau intercultural, pelo que os alunos não tiveram oportunidade de mostrar o que tinham preparado.
- Alguns custos que deveriam ter sido suportados pelas famílias mas que foram compensados pelo não pagamento do autocarro na visita de estudo a Vilnius no dia 14 de março.
O que mais me impressionou:
- A disciplina na escola. Os alunos circulavam ordeiramente e silenciosamente no corredores e nas aulas revelaram ter sentido de estar.
- A organização da escola é muito eficiente, qualquer problema que surgiu foi prontamente resolvido pela própria vice-diretora que nos acompanhou sempre.
- O respeito pelas regras. Ninguém atravessava a estrada enquanto o sinal para os peões não estivesse verde, mesmo que não se visse qualquer carro.
- A gastronomia lituana. Apesar de a confeção ser completamente diferente, os vários pratos tradicionais que tive a oportunidade de experimentar eram deliciosos porque muito bem temperados, se bem que pouco recomendável para quem queira manter a linha.

Novo comentário