Relato de uma experiência inolvidável

O Projeto Comenius “Photography as a Pedagogical Tool” é, sem dúvida, uma grande iniciativa, que deu a oportunidade a um grande número de alunos da nossa escola de aprenderem em colaboração com jovens europeus de outras realidades culturais e de conhecerem, pessoalmente, vários países, as suas culturas, os seus valores, hábitos e as suas línguas.

O 6º intercâmbio, no qual participaram Mariana dos Santos do 11ºD, Sara Chaves do 11ºC e André Oliveira do 10ºC, realizou-se em Blatná, na República Checa.

 O primeiro dia na República Checa foi passado em Praga, a capital, onde tivemos algum tempo para passear e desfrutar da majestosa cidade.

No dia seguinte, já em Blatná, presentearam-nos com um conjunto de espetáculos por parte da escola, recheados de elementos musicais, como a dança e interpretação de canções. De seguida, realizaram-se as apresentações que nos permitiram tanto dar a conhecer o nosso país como saber mais sobre as origens dos restantes países. Durante a tarde visitámos uma fábrica artesanal de vidro. Para aprendermos mais sobre Blatná, conhecemos, ainda, o castelo e o parque envolvente.

No segundo dia, visitámos uma escola para crianças com necessidades educativas especiais, onde pudemos participar em workshops e assistir a um espectáculo de dança.

No terceiro dia, numa visita de estudo ao museu Prácheňské  Museum em  Pisek, explorámos a história da região e do país, desde os tempos primitivos até às ocupações nazi e soviética e ainda aspetos da geologia e da biologia locais. Em Český Krumlov, património mundial da UNESCO, apreciámos o seu castelo e a vista magnífica sobre a cidade que mais parecia um postal de Natal.

No último dia de programa em Blatná, participámos em diversos concursos promovidos pelos parceiros checos, assistimos a aulas e, na parte da tarde, participámos num espectáculo multicultural de música, dança e recitação de poemas.

Todos nós fomos muito bem recebidos, tendo-nos sido dado um grande carinho, tanto pelos nossos parceiros como pelas famílias, mostrando-se incansáveis em assegurar o nosso conforto e bem-estar.

Esta será, certamente, recordada como a viagem das nossas vidas, com algumas peripécias e muitos momentos de cumplicidade, povoados de alegria por partilharmos todos a mesma vontade de conhecer, aprender e crescer em harmonia com os outros. Consideramo-la, também, como uma experiência muito produtiva e enriquecedora a nível de aprendizagem, pois pudemos melhorar as nossas capacidades de comunicação na língua inglesa e, também, aumentar os conhecimentos sobre a República Checa e as culturas dos países parceiros.

Convidamos-vos a verem o testemunho que criámos no site do projeto em:http://photographyasapedagogicaltool.webnode.pt/products/slideshow-do-4%c2%ba-interc%c3%a2mbio-do-sat%c3%a3o/

Na próxima semana, de 7 a 13 de Abril, será a vez de Mariana Rodrigues (11ºC), Jéssica Pina (12ºA) e Andreia Alves (12ºA) embarcarem nesta aventura, juntando-se aos nossos parceiros em Ancara na Turquia com os quais partilharão o que aprenderam e viverão momentos especiais.

Mariana Figueiredo e António Casal

 

DOCUMENTOS:

Convite: Invitation letter corrected.jpg (1,2 MB)

Programa:Programme Blatna exhange.doc (117 kB)

16 e 17 de fevereiro: Visita de estudo a Praga

Itens: 1 - 12 de 12

18 de fevereiro: 1º dia na escola checa

19 de fevereiro: 2º dia na escola checa

A galeria de fotos está vazia.

20 de fevereiro: 3º dia na escola checa

A galeria de fotos está vazia.

21 de fevereiro: 4º dia na escola checa

A galeria de fotos está vazia.